UMA NOVA PERSPECTIVA

Sabemos que a Palavra de Deus se renova a cada dia, trazendo novo alimento espiritual para as nossas vidas e revigorando as nossas forças, por isso vamos meditar nesta mensagem que nos traz uma nova perspectiva de vida baseada na mensagem do Salmo 23.

"O Senhor é o meu Pastor" – Isso é revelação. A ovelha é um animal dócil e frágil, mas torna-se potente diante de adversários ferozes, quando tem a presença de um pastor que a defende à qualquer custo. Os cristãos são ovelhas pertencentes ao Bom Pastor, estão seguras em suas mãos, de onde ninguém as pode arrebatar. Ele as conhece e as chama pelo nome (João 10.3; 27;28).


  "Nada me faltará" – Isso é provisão. Não temos que temer as coisas que acontecerão, pois nada nos faltará. O Senhor que nos abençoou e supriu todas as nossas necessidades no ano que findou, estará conosco.


   ''Ele me faz repousar em pastos verdejantes" – Isso é serenidade. Imagine os campos verdes com muita sombra para nos proteger do sol escaldante. Nossa caminhada rumo ao céu é marcada por muitas intempéries, mas em todo o tempo o Senhor nos proporciona repouso e segurança. Não importa o quanto o mar da vida se revolta, o importante é permanecer no barco enquanto o Senhor o guia.


   "Leva-me para junto das águas de descanso" – Isso é fé. Nos momentos de incerteza, quando tudo parece fraquejar, Ele nos faz lembrar das suas promessas e nos estimula à fé, então descansamos sossegados (Salmo 46).


   "Refrigera-me a alma" – Isso é saúde. Os traumas acontecem. Fomos severamente feridos pelas ofensas, pelos momentos de ira e de cólera. Os fracassos, a humilhação e a difamação deixaram marcas profundas. O Senhor nos oferece cura. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei(Mateus 11.18).


   "Guia-me pelas veredas de justiça" – Isso é direção. As nossas "cabeçadas" nesta vida são conseqüência dos nossos caminhos mal traçados. O Senhor nos direciona de maneira que nossos atos são feitos em justiça e em verdade.


   "Por amor do seu nome" – Isso é propósito. Tudo que o Senhor faz em nossas vidas tem um propósito bem definido. Não existe acontecimento algum, que seja fruto do acaso. Ele nos guia a um lugar seguro "por amor do seu nome".


   "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte" – Isso é provação. Se tivermos que passar por situações difíceis e dolorosas, o Senhor estará conosco como o fez até aqui. O livramento de Deus, não nos priva de novas experiências, sejam elas quais forem, mas a sua presença confortadora é que faz a diferença.


   "Não temerei mal nenhum" – Isso é proteção. Somente o cristão que vive uma vida pautada na Palavra do Bom Pastor, pode dizer como o salmista: "Não temerei mal nenhum". O cristão que confia no Senhor "Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor" (Sl. 112.7).


   "Porque tu estás comigo" – Isso é fidelidade. Mas não existe destemor longe do "Guarda de Israel". A ovelha só está segura enquanto o pastor, ainda que mortal, está por perto. O crente está seguro enquanto permanecer no Senhor Todo-Poderoso. Sem Ele nada podemos fazer (João 15.5).


   "O teu bordão e o teu cajado me consolam" – Isso é disciplina. O filho desobediente e sem disciplina, sofre e faz seus pais sofrerem. Nunca poderá encontrar a felicidade. Nosso Pastor não nos deixará sem a devida correção, pois deseja a nossa plena felicidade. A sua disciplina é corretiva e produz em nós "gozo completo" (João 15.11).


   "Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários" – Isso é esperança. O Senhor não eliminará os nossos inimigos imediatamente. Ele nos mostrará como conquistá-los. Muitas lições aprenderemos diante da adversidade. Uma coisa é certa, o Senhor nos colocará sempre em lugar de destaque, para que os nossos inimigos presenciem a nossa vitória.


   "Unges-me a cabeça com óleo" – Isso é consagração. Enquanto o mundo se prepara para entrar a cada ano cursando uma faculdade, comprando um carro novo, etc, o cristão quer começar o ano com uma nova unção, para servir ao Senhor mais do que vinha fazendo. Isso é consagração.
   ''Meu cálice transborda" – Isso é abundância. O Senhor nos tem enriquecido com a salvação, com o perdão, com os dons espirituais, com saúde, paz e alegria. O Senhor supre abundantemente as nossas necessidades, muito além do que pedimos ou pensamos (Ef. 3.20).


   ''Bondade e misericórdia, certamente me seguirão todos os dias da minha vida" – Isso é bênção. Às vezes corremos de um lado para o outro em busca de bênçãos e chegamos mesmo a afirmar que estamos debaixo de maldição. É que nos esquecemos da bondade e misericórdia do Senhor, nos sustentando, guardando, guiando e suprindo. Isso é a maior bênção que somente o cristão conhece.


   ''E habitarei na casa do Senhor" – Isso é segurança. Para muitos, a morte é um ponto final. Se assim fosse, seríamos os mais miseráveis de todos os homens, nós que renunciamos aos prazeres mundanos, para nos guardar intactos para Cristo Jesus na sua vinda. No entanto, quando "dormirmos no Senhor", Ele nos levará a salvo para o seu reino celestial (2 Tm. 4.18). Ali estaremos em sua casa. Que indizível segurança!


   ''Para todo o sempre" Isso é eternidade. Se aqui temos experimentado a alegria da presença do Senhor, como não será na glória. Que eternidade imensurável!


   ''Amém!" – Que assim seja. Que a nossa vida seja a mais rica e abundante e que nunca nos falte o óleo e a luz, para frutificarmos para a glória do Bom Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo.

Kleber Paulo Santana
Editor da Revista Crescimento Bíblico

Comentários
0 Comentários

Clique play para abrir o vídeo.