A Expansão Geral do Evangelho

A Expansão Geral do Evangelho
John Wesley

'Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar'. (Isaías 11:9)


1. Em que condição está o mundo, no momento! Como a escuridão, as trevas intelectuais, ignorância, com vício e miséria, presentes sobre ele, cobrem a face da terra! Da investigação cuidadosa feita com infatigáveis esforços, por nosso engenhoso conterrâneo, Sr. Brerewood; (que viajou por uma grande parte do mundo conhecido, com o objetivo de formar um julgamento mais exato), supondo-se que o mundo esteja dividido em trinta partes; dezenove delas são ateus declarados, tão completamente ignorantes de Cristo, quanto se Ele nunca tivesse vindo ao mundo:Seis das partes restantes são Maometanos declarados: De modo que apenas cinco em trinta são tanto quanto nominalmente cristãos!

2. E que seja lembrado que, desde que este cálculo foi feito, muitas nações novas foram descobertas; inúmeras ilhas, particularmente no Mar do Sul, larga e bem habitada: Mas, por que? Pelos ateus do tipo mais comum; muitos deles inferiores às bestas do campo. Se eles comem homens ou não (o que, na verdade, eu não possa encontrar algum fundamento suficiente para acreditar), eles certamente matam tudo que lhes cai nas mãos. Eles são, portanto, mais selvagens do que os leões; que matam não mais criaturas do que seja necessário para satisfazer sua fome no momento. Veja a real dignidade da natureza humana! Aqui ela aparece em sua pureza genuína, não poluída, se por aqueles 'corruptores gerais, reis', ou pelo menor traço de religião!

O que Abbe Raynal [Guillaume-Thomas-Francois Raynal (1713-1796). O "Abbe Raynal," escritor francês, que nasceu em  Saint- Geniez em Rouergue em 12 de Abril de 1713. Filósofo e Historiador Político. Entre os objetos de seus mais ferozes ataques estava a Inquisição e os métodos europeus de colonização -- tradutora] iria dizer disto?

3. Um pouco, e não mais que um pouco, acima dos pagãos na religião, estão os Maometanos. Mas quão longe e amplamente esta ilusão miserável tem se espalhado sobre a face da terra! De tal maneira, que os Maometanos são consideravelmente maiores em número (na proporção de seis para cinco) do que os cristãos. E por todos os relatos que têm alguma pretensão de autenticidade, esses também, em geral, são extremamente estranhos a toda a religião verdadeira, como seus irmãos quadrúpedes; tão destituídos de misericórdia, como os leões e tigres; tanto desistiram da luxúria brutal, quanto dos touros ou cabras. De modo que eles são, na verdade, uma desgraça para a natureza humana, e uma praga a todo que estão sob seu jugo de ferro.

4. É verdade que uma escritora notável (Lady Mary Wortley Montague) dá uma característica muito diferente deles. Com a mais fina fluência de palavras; da maneira mais elegante de linguagem, ela se esforça para lavar o etíope branco. (*) Ela os representa como muitos graus acima dos cristãos; como alguns dos povos mais amáveis no mundo; como possuídos de todas as virtudes sociais; como alguns dos mais aperfeiçoados dos homens. Mas eu não posso, de maneira alguma, receber seu relato: eu não posso confiar em sua autoridade. Eu acredito que esses ao redor dela tinham exatamente tanta religião quanto a admiradora deles tinha, quando ela foi admitida no nas partes interior do Grande Harém do Lorde. Não obstante, portanto, todo que tal testemunha faz ou pode dizer em favor deles, eu creio que os turcos, em geral, são pouco melhores, se algum, afinal, do que a generalidade dos pagãos.

[Lady Mary Woethley (1689-1762) introduziu na Inglaterra a prática turca de inoculação da varíola, em crianças sadias, com o objetivo de conferir imunidade. Embora esse crédito tenha sido dado a Edward Jenner (1749-1823) -- tradutora].

[(*) Fábula traduzida por George Fyler Townsend: O Etíope. -- O comprador de um servo negro foi persuadido de que a cor de sua pele surgiu da sugeira contraída, através da negligência de seus primeiros mestres. Ao trazê-lo para casa, ele recorreu a todos os meios para limpá-lo e sujeitou o homem a incessantes esfregões. O servo pegou uma gripe severa, mas ele nunca mudou sua cor ou compleição – O que é inato irá se fixar à carne. – tradutora]

5. E poucos, se algum, afinal, melhores do que os turcos são os cristãos nos domínios turcos, mesmo os melhores deles; aqueles que vivem na Morea, ou estão espalhados, para cima e para baixo na Ásia. Os mais numerosos corpos de georgianos, cristãos mengrelianos, são um aforismo de reprovação aos próprios turcos; não apenas por sua ignorância deplorável, mas por sua total, estúpida, e bárbara religião.

6. Dos mais autênticos relatos, que nós podemos obter dos cristãos sulistas, aqueles na Abissínia, e das Igrejas nordeste, sob a jurisdição do Patriarca de Moscou, nós temos razão para temer que muitos estão na mesma condição, ambos com respeito ao conhecimento e religião, que aqueles na Turquia. Ou, se aqueles na Abissínia são mais civilizados, e têm uma maior porção de conhecimento, ainda assim, eles não parecem ter alguma religião mais do que tanto os Maometanos quanto os pagãos.

7. As igrejas ocidentais parecem ter a primazia sobre todas essas em muitos aspectos. Elas têm abundantemente mais conhecimento: Elas têm formas de adoração mais bíblica e mais racional. Ainda assim, dois terços delas estão envolvidas nas corrupções da Igreja de Roma; e a maioria destas familiarizada com tanto a teoria, quanto a prática da religião. E com respeito àqueles que são chamados de Protestantes, ou Reformados, qual familiaridade eles têm com ela? Coloque os Papistas e Protestantes; francês e inglês, juntos, a parte principal de uma e de outra nação; e que tipo de cristãos eles são? Eles são 'santos, assim como Ele que os chamou é santo?'. Eles estão preenchidos com a 'retidão, a paz, e a alegria no Espírito Santo?'. Existe neles 'aquela mente que também estava em Jesus Cristo?'. E eles 'caminham, como Cristo também caminhou?'. Não, eles estão tão longe disto, quanto o inferno dos céus!

8. Tal é o presente estado da humanidade em todas as partes do mundo! Mas quão espantoso é isto, se existe um Deus no céu, e se seus olhos estão sobre toda a terra! Será que Ele pode menosprezar a obra de suas próprias mãos? Certamente, este é um dos maiores mistérios debaixo do céu! Como é possível reconciliar isto com tanto a sabedoria, quanto a bondade de Deus? E o que pode trazer tranqüilidade à uma mente zelosa, sob tão melancólica perspectiva? O que, a não ser a consideração de que as coisas não serão sempre assim; que um outro cenário será inaugurado? Deus será zeloso de sua honra: Ele irá levantar e manter sua própria causa. Ele irá julgar o príncipe deste mundo, e destruí-lo de seu domínio usurpado. Ele dará a seu Filho 'os ateus para sua herança, e as partes mais extremas da terra para sua possessão'. 'A terra deverá ser preenchida com o conhecimento do Senhor, assim como as águas cobrem o mar'. O conhecimento amoroso de Deus deverá cobrir a terra; deverá preencher cada alma do homem, produzindo santidade e felicidade uniformes e ininterruptas.

9. 'Impossível', alguns homens dirão, 'sim, a maior de todas as impossibilidades, é a de que podemos ver um mundo cristão; sim, uma nação cristã, ou uma cidade! Como essas coisas podem ser?'. Sobre uma suposição, de fato, não apenas toda a impossibilidade, mas toda a dificuldade desaparece. Apenas supondo que o Altíssimo aja irresistivelmente, e a coisa é feita; sim, com a mesma facilidade de quando 'Deus disse, Haja luz, e houve luz'.  Mas, então, o homem não existiria mais: Sua natureza interior estaria mudada. Ele não mais seria um agente moral, não mais do que o sol, ou o vento; já que ele não mais seria dotado de liberdade, -- um poder de escolha, ou uma autodeterminação: conseqüentemente, ele não mais seria capaz de virtude ou vicio, de recompensa ou punição.

10. Mas colocando de lado este grosseiro modo de desfazer o nó que nós não somos capazes de desatar, como todos os homens podem se tornar santos e felizes, enquanto continuam sendo homens? Enquanto eles ainda desfrutam, ambos do entendimento, afeições, e a liberdade que são essenciais a um agente moral? Parece existir um caminho claro e simples de remover esta dificuldade, sem nos emaranharmos em algumas indagações engenhosas e metafísicas. Uma vez que Deus é Único, então a obra de Deus é uniforme em todas as épocas. Nós não podemos, então, conceber como ele irá operar nas almas dos homens, nos tempos vindouros, considerando como Ele opera agora, e como Ele forjou nos tempos passados?

11. Pegue um exemplo disto, e tal exemplo, no qual você não poderá facilmente ser enganado. Você sabe como Deus forjou em sua própria alma, quando Ele primeiro o capacitou a dizer, 'A vida que eu agora vivo, eu vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou, e deu a si mesmo por mim'. Ele não desprezou seu entendimento, mas o iluminou e fortaleceu. Ele não destruiu quaisquer de suas afeições; elas ficaram mais vigorosas do que antes. Menos do que tudo, Ele não lhe tirou sua liberdade; seu poder de escolher o bem ou o mal: Ele não o forçou; mas, sendo assistido pela Sua graça, você, assim como Maria, escolheu a melhor parte. Exatamente assim, Ele assistiu cinco em uma casa para fazer aquela escolha feliz; cinqüenta ou cinco mil em uma cidade; e muitos milhares em uma nação; -- sem despojar, de algum deles, a liberdade que é essencial a um agente moral.

12. Não que eu negue que existam casos isentos, nisto. O poder esmagador da graça salvadora, durante um tempo, operou tão irresistivelmente quanto a luz caiu dos céus. Mas eu falo da maneira geral de Deus de operar, da qual eu conheço inumeráveis exemplos; talvez, mais nestes cinqüenta anos passados, do que alguém na Inglaterra ou na Europa. E, com respeito, até mesmo, a esses casos isentos; embora Deus trabalhe irresistivelmente, durante algum tempo, ainda assim, eu não acredito que exista alguma alma humana, na qual Deus operou irresistivelmente em todos os tempos. Mais do que isto, eu estou completamente persuadido de que não existe. Eu estou persuadido de que não existem homens vivos que tenham, tantas vezes, resistido ao Espírito Santo', e tornado nulo 'o conselho de Deus, contra si mesmos'. Sim, eu estou persuadido que cada filho tem tido, ao mesmo tempo, 'vida e morte colocadas diante dele'; vida eterna e morte eterna; e tem, em si mesmo, o voto decisivo. Também verdadeiro é aquele renomado dizer de Santo Austin (um dos mais nobres que ele alguma vez afirmou): 'Ele que nos fez, sem nós mesmos, não irá nos salvar sem nós mesmos'. Agora, da mesma maneira, como Deus converteu tantos para si mesmo, sem destruir sua liberdade, Ele pode, indubitavelmente, converter todas as nações, ou o mundo todo; e é tão fácil para Ele converter o mundo, quanto uma alma individual.

13. Vamos observar o que Deus já tem feito. Entre cinqüenta ou sessenta anos atrás, Deus ergueu alguns jovens, na Universidade de Oxford, para testificar essas grandes verdades, que eram, então, pouco atendidas: -- que sem a santidade, nenhum homem veria ao Senhor; -- que esta santidade é a obra de Deus, quem opera em nós tanto o querer quanto o fazer; -- que Ele faz isto, de seu bom prazer, meramente pelos méritos de Cristo; -- que esta santidade é a mente que estava em Cristo; nos capacitando a caminhar, assim como Ele também caminhou; -- que nenhum homem pode ser assim santificado, até que ele seja justificado; -- em que nós somos justificados pela fé somente. Essas grandes verdades, eles declararam em todas as ocasiões, em privado ou em público; tendo nenhum objetivo, a não ser promover a glória de Deus, e nenhum desejo, a não ser salvar almas da morte.

14. De Oxford, onde primeiro apareceu, a pequena levedura se espalhou mais e mais amplamente. Mais e mais, viu a verdade, como ela está em Jesus, e a recebeu no Seu amor. Mais e mais, encontrou 'redenção, através do sangue de Jesus, até mesmo, o perdão dos pecados'. Eles nasceram novamente do Seu Espírito, e foram preenchidos, com a retidão, a paz, e a alegria, no Espírito Santo. Mais tarde, espalha-se para todas as partes da terra, e algo pequeno transforma-se em milhares. Espalha-se, então, na Grã-Bretanha Norte e Irlanda; e poucos anos depois, para dentro de Nova York, Pensilvânia, e muitas outras províncias na América, mesmo tão grande, quanto Terra Nova e Nova Escócia. De modo que, embora, a princípio, este 'grão de semente de mostarda' fosse 'o menor de todas as mentes'; ainda assim, em poucos anos, ele se tornou 'uma árvore larga, e produziu grandes ramos'.

15. Geralmente, quando essas verdades, justificação pela fé, em particular, foram declaradas em alguma grande cidade, depois de alguns dias, ou semanas, lá, de repente, se reuniu uma grande congregação, -- não em um lugar afastado, mas em Londres, Bristol, Newcastle-upon-Tyne, em particular, -- um violento e impetuoso poder que, como vento poderoso ou temporal ameaçador, fez, então, os opositores todos fugirem.

E isto continuou, com intervalos mais curtos ou mais longos, por diversas semanas ou meses. Mas, gradualmente diminuiu, e, então, a obra de Deus foi conduzida, por graus moderados; enquanto que o Espírito concedeu, ao irrigar a semente que tinha sido semeada; ao confirmar e fortalecer aqueles que tinham crido, que sua influência infundisse, secretamente, renovando-se, como orvalhos silenciosos. E esta diferença, em sua maneira usual de trabalhar foi observável, não apenas na Grã-Bretanha e Irlanda, mas em cada parte da América, do Sul ao Norte, onde quer que a palavra de Deus chegasse com poder.

16. Assim sendo, não é altamente provável que Deus irá levar sua obra, da mesma maneira, como Ele começou? Que Ele irá levá-la, eu não posso duvidar; por mais que Lutero possa afirmar, que um avivamento da religião nunca dura mais que uma geração, -- que é, de trinta anos; (considerando que o presente avivamento já continua acima de cinqüenta anos), ou, não obstante os profetas do mal possam dizer: 'Tudo chegará ao fim, quando os primeiros agentes forem removidos'. É muito provável, então, que haverá um grande abalo; mas eu não posso me persuadir a pensar que Deus tem forjado tão gloriosa obra, para deixá-la submergir e morrer em poucos anos. Não: Eu confio que isto é apenas o começo de uma obra ainda maior; o alvorecer 'da glória dos últimos dias'.

17. E não é provável que Ele irá levar sua obra, da mesma maneira que Ele começou? Primeiro, expandindo-na, neste ou naquele lugar, para que possa haver uma abundância, uma torrente de graça; e, assim, em algumas outras ocasiões específicas, que 'o Pai reservou em seu próprio poder': Mas, em geral, parece que o reino de Deus não 'virá com contemplação'; mas silenciosamente aumentará, onde quer que ele se estabeleça, e se espalhará de coração para coração, de casa em casa, de cidade em cidade, de um reino para outro. Ele não pode se espalhar, primeiro, através das províncias restantes, então, através das ilhas da América do Norte; e, ao mesmo tempo, da Inglaterra para a Holanda, onde já existe um trabalho abençoado em Utrecht, Harlem, e muitas outras cidades? Provavelmente, ele irá se espalhar desses para os Protestantes na França; para aqueles na Alemanha, e aquelas na Suíça; então para a Suécia, Dinamarca, Rússia, e todas as outras nações Protestantes na Europa.

18. Nós não podemos supor que a mesma levedura da pura e imaculada religião, do conhecimento e amor de Deus, experimental; de santidade interior e exterior, irá, mais tarde, se espalhar para os Católicos Romanos, na Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda; na Alemanha, França, Suíça; e em todas as outras regiões, onde os Papistas e Protestantes vivem misturados e usualmente conversam uns com os outros? Não será, então, fácil para a sabedoria de Deus traçar um caminho para a religião, na vida e poder dela, dentro dessas regiões que são meramente Papistas; como a Itália, Espanha e Portugal? E ela não pode ser gradualmente difundida dessas para todas que são chamadas pelo nome de Cristo, nas várias províncias da Turquia, na abissínia; sim, e nas partes mais remotas, não apenas da Europa, mas da Ásia, África e América?

19. E, em cada nação, debaixo do céu, nós podemos razoavelmente acreditar que Deus irá observar a mesma ordem que Ele tem dado, desde o começo do Cristianismo, 'Eles todos deverão conhecer a mim, diz o Senhor'; não do maior para o menor (esta é aquela sabedoria do mundo que é tolice para Deus); mas 'do menor para o maior'; para que o louvor não possa ser de homens, mas de Deus. Antes do fim, mesmo os ricos deverão entrar no reino de Deus. Junto com eles, entrarão o grande, o nobre, o honrado; sim, os soberanos, os príncipes, os reis da terra. Por último, o sábio e culto, os homens de engenhosidade, os filósofos, serão convencidos de que eles são tolos; serão 'convertidos, e se tornarão como as criancinhas', e 'entrarão no reino de Deus'.

20. Então, aquela graciosa promessa deverá ser consumada na casa de Israel; a Israel espiritual, "Eu colocarei minhas leis nas mentes deles, e escreverei em seus corações: E serei para eles um Deus, e eles serão para mim, meu povo. E todo homem ensinará ao seu próximo; e cada homem a seu irmão, dizendo: 'Eu conheço o Senhor': Porque eles deverão me conhecer, do maior para o menor. Porque eu seria misericordioso para os iníquos, e dos seus pecados e suas iniqüidades não mais me lembrarei". Então, 'os tempos da renovação' universal 'virão da presença do Senhor'. O grande 'Pentecoste virá completamente', e 'os homens devotos, em todas as nações, debaixo do céu', mesmo que distantes umas das outras, 'serão preenchidos com o Espírito Santo'; e 'continuarão firmes na doutrina apostólica, e na camaradagem, e no repartir o pão, e nas orações'; eles 'comerão sua carne', e farão tudo que eles tiverem que fazer, 'com alegria e singeleza de coração. Grande graça estará sobre eles todos'; e eles serão 'todos de um só coração e uma só alma'. A conseqüência natural e necessária disto será a mesma que foi no começo da Igreja Cristã: 'Nenhum deles irá dizer que quaisquer que sejam as coisas que ele possui lhe pertencem; mas terão todas as coisas em comum. Nem existirá entre eles alguém que necessite: Porque os que tiverem posses de terras e casas irão vendê-las; e a distribuição será feita a todo homem, de acordo com sua necessidade'. Todos os seus desejos, portanto, e paixões, e temperamentos terão um só molde; enquanto todos estiverem fazendo a vontade de Deus na terra, assim como ela é feita nos céus. Todas 'as suas conversas serão temperadas com sal' e 'ministrarão a graça aos que ouvem'; vendo que não será tanto eles que falarão, 'mas o Espírito do Pai que falará neles'. E não haverá 'raiz de amargura brotando', quer para corromper ou perturbá-los: Não haverá Ananias ou Safira, para trazer de volta a praga do amor ao dinheiro em meio deles: Não haverá parcialidade; nenhuma 'viúva negligenciada na ministração diária'. Conseqüentemente, não existirá tentação para algum pensamento murmurante, ou palavra indelicada, de um contra o outro, enquanto eles todos foram de um só coração e alma. E apenas o amor instrua o todo.

21. A grande pedra de tropeço, estando, assim, felizmente, removida do caminho, ou seja, das vidas dos cristãos, os maometanos irão olhar para eles com outros olhos, dando atenção às suas palavras. E como as palavras destes serão revestidas com a energia divina, atendidas com a demonstração do Espírito, e do poder, aqueles que temem a Deus, logo irão tomar conhecimento do Espírito, por meio do qual os cristãos falam. Eles 'receberão com mansidão a palavra enxertada', e produzirão frutos com amor. Partindo deles, a levedura logo se espalhará para aqueles que, até então, não tinham o temor de Deus, diante dos olhos. Observando os 'galhofeiros cristãos', como eles costumam denominá-los, terem mudado a natureza deles; tornando-se sóbrios, moderados, justos, benevolentes; e isto, apesar de todas as provocações ao contrário; por admirarem suas vidas, eles certamente serão conduzidos a considerar e abraçar a doutrina deles. E, então, o Salvador dos pecadores irá dizer, 'A hora é chegada; eu glorificarei meu Pai: Eu buscarei e salvarei o rebanho que estava vagueando nas montanhas escuras. Agora eu me vingarei do meu inimigo, e arrancarei a presa dos dentes do leão. Eu recuperarei para mim as épocas perdidas: Eu reivindicarei a compra de meu sangue'. Assim, Ele seguirá na grandeza de Suas forças, e todos os seus inimigos fugirão diante Dele. Todos os profetas das mentiras desaparecerão, e todas as nações que os seguiram deverão conhecer o grande Profeta do Senhor, 'poderoso na palavra e ação'; e 'honrará o Filho, assim como eles honram o Pai'.

22. E, então, a grande pedra de tropeço, sendo removida, também das nações pagãs, o mesmo Espírito se derramará sobre eles; até mesmo aqueles que permanecem nas partes mais extremas do mar. Os pobres selvagens americanos não mais perguntarão, ''Por que os cristãos são melhores do que nós?' -- Quando eles vêem a sua prática firme da temperança universal, e da justiça, misericórdia, e verdade. Os ateus malabarianos [de Malabar, na Índia] terão não mais espaço para dizer, 'Cristão toma minha mulher: Cristão bebe muito: Cristão mata o homem! Cristão diabólico! Eu não cristão!'. Antes, vendo quão longe, os cristãos excederam seus próprios compatriotas, em tudo quanto é amoroso e de bom relato, eles irão adotar uma linguagem muito diferente, e dizer, 'Cristão-Anjo!'. As vidas santas dos cristãos serão um argumento que eles não saberão como resistir: vendo que os cristãos firmemente e uniformemente praticam o que é de acordo com a lei escrita em seus próprios corações; seus preconceitos irão rapidamente desaparecer, e eles receberão alegremente 'a verdade, como ela está em Jesus'.

23. Nós podemos razoavelmente acreditar que as nações pagãs que estão misturadas com os cristãos, essas que limitam as nações cristãs, e têm um intercurso constante e familiar com eles, serão algumas das primeiras que aprenderão a adorar a Deus em espírito e verdade; aquelas, por exemplo, que vivem, no continente da América, ou nas ilhas, e têm recebido colônias da Europa. Tais são igualmente todos esses habitantes das Índias orientais que estão em contato com qualquer uma das colônias cristãs. A essas, podem ser acrescentadas numerosas tribos de tártaros, as partes atéias da Rússia, e os habitantes da Noruega, Finlândia, e Lapônia. Provavelmente, essas serão seguidas por aquelas das nações mais distantes, com as quais, os cristãos negociam; às quais eles irão conceder o que é de um valor infinitamente maior do que as pérolas da terra, ou o ouro e prata. O Deus do amor irá, então, preparar seus mensageiros, e abrir caminho nas regiões polares; nas mais profundas reentrâncias da América, e no interior das partes da África; sim, no coração da China e Japão, com as cidades anexas a elas. E 'o som deles' irá, então, 'seguir em frente, para todas as terras, e suas vozes, até os confins da terra!'.

24. Mas uma considerável dificuldade ainda permanece: Existem muitas nações pagãs no mundo que não têm intercurso, quer, através de comércio, ou alguns outros meios, com os cristãos de qualquer tipo. Tais são os habitantes de numerosas ilhas no Mar do Sul, e provavelmente, em todos os largos braços do oceano. Agora, o que deverá ser feito a esses pobres proscritos? 'Eles deverão crer', diz o Apóstolo, 'naquele a quem eles nunca tinham ouvido? E como eles deveriam ouvir, sem um pregador?'. Você pode acrescentar: 'E como eles pregarão, a menos que sejam enviados?'. Sim, mas Deus não é capaz de enviá-los? Ele não pode levantá-los, por assim dizer, dessas pedras? E Ele, alguma vez, necessitou de meios para enviá-los? Não: Existissem outros meios: Ele poderia 'tirá-los de Seu Espírito', como ele fez com Ezequiel. 'Então o Espírito me levantou, e ouvi por detrás de mim uma voz de grande estrondo, que dizia: Bendita seja a glória do Senhor, desde o seu lugar' (Ezequiel 3:12). Ou, através de Seu anjo, como com Felipe, e os fez descer para onde agradou a Ele. 'Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul, pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto'.(Atos 8:26). Sim, Ele pode se certificar de milhares de caminhos para o homem tolo desconhecido. E ele certamente o fará: Porque céu e terra passarão; mas Sua palavra permanecerá: Ele dará 'a parte mais extrema da terra, para a possessão de Seu Filho'.

25. E assim, também, toda Israel deverá ser salva. Porque 'a ignorância tem acontecido a Israel', como o grande Apóstolo observa  em (Romanos 11:25-30), até que a plenitude dos 'gentios haja sobre eles'. Então, 'o Libertado,r que apareceu em Sião, desviará as iniqüidades de Jacob'. 'Deus agora os firmou na descrença, para que Ele pudesse ter misericórdia para com todos'.  Sim, e Ele terá misericórdia sobre toda a Israel, quando der a eles todas as bênçãos temporais, juntamente com todas as bênçãos espirituais. Porque esta é a promessa: 'Porque o Senhor teu Deus te reunirá de todas as nações, para onde o Senhor teu Deus te espalhou. E Ele irá trazer-te para a terra que teus antepassados possuíram, e tu deverás possuí-la também. E o Senhor teu Deus irá circuncidar teu coração, e o coração de tua semente, no amor do Senhor teu Deus, com todo teu coração, e com toda tua alma'. (Deuteronômio 30:3). Novamente: 'Eu os ajuntarei de todas as regiões, para onde eu os dirigi: E os trarei novamente para este lugar, e farei com que eles habitem seguramente: E darei a eles um coração, e um caminho, para que eles possam temer a mim para sempre. Eu colocarei o temor de mim, em seus corações, para que eles não se separem de mim. E os fixarei nesta terra, seguramente, com todo meu coração e com toda minha alma'. (Jeremias 21:37). E novamente: 'Eu o tirarei de entre os pagãos, e o tirarei de todas as regiões, e o trarei para sua própria terra. Então, eu irei borrifar água limpa sobre você, e você ficará limpo: Eu o limparei de toda sua sujidade, e de todos os seus ídolos; E você habitará na terra que eu dei aos seus antepassados, e você será meu povo, e eu serei o teu Deus (Ezequiel 36:24).

26. Naqueles dias, todas aquelas gloriosas promessas feitas à Igreja Cristã serão executadas, e não serão restritas a esta ou aquela nação, mas incluirão todos os habitantes da terra. 'Eles não causarão dano, nem destruição em todos os meus montes santos'. (Isaías 11:9) 'A violência não mais será ouvida em tua terra, devastação, nem destruição dentro de tuas fronteiras; mas tu chamaras tuas muralhas de Salvação, e teus portões de Louvor'. Tu serás rodeado de todos os lados com salvação, e todos que atravessarem teus portões louvarão a Deus. 'O sol não mais deverá ser tua luz, através do dia; nem a lua fornecerá a ti luminosidade: Mas o Senhor será para ti a luz eterna, e teu Deus e tua glória'.  A luz do sol e da lua será tragada, na luz do semblante do Senhor, brilhando sobre ti. 'Teu povo também deverá ser todo justo… a obra de minhas mãos, para que eu possa ser glorificado'. 'Como a terra produzirá seu embrião, e o jardim fará com que as coisas que são semeadas nele brotem; assim o Senhor Deus fará com que a retidão e o louvor brotem diante de todas as nações (Isaías 60:18 em diante; e 61:11 em diante)

27. Esta eu entendo ser a resposta; sim, a única resposta completa e satisfatória que pode ser dada, para a objeção contra a sabedoria e bondade de Deus, tomada do presente estado do mundo. Não será sempre assim: Essas coisas são permitidas apenas por um tempo, através do grande Governador do mundo, para que ele possa tirar um bem imenso e eterno deste mal temporário. Esta é a mesma chave que o próprio Apóstolo nos dá nas palavras acima citadas: 'Deus os permitiu na descrença, para que Ele tivesse misericórdia sobre todos'. Na visão deste evento glorioso, quão bem podemos clamar, 'Ó, a profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, quanto do conhecimento de Deus!', embora, por um tempo, 'seus julgamentos fossem insondáveis, e seus caminhos inescrutáveis.' (Romanos 11:32-33). É suficiente que nós estejamos seguro deste único ponto, de que todos esses males transitórios desaparecerão; e haverá um final feliz; e que a 'misericórdia, primeira e última, irá reinar'.  Todos as pessoas preconceituosas poderão ver que o Senhor está renovando a face da terra: E nós temos forte razão para esperar que a obra que Ele começou, Ele irá levar para o dia do Senhor Jesus; que Ele nunca irá cessar esta obra abençoada de seu Espírito, até que Ele tenha cumprido todas as suas promessas; até que ele coloque um ponto final no pecado, e miséria, e enfermidade, e morte; e restabeleça a santidade e felicidade universal, e faça com que todos os habitantes da terra cantem juntos, 'Aleluia, o Senhor Deus Onipotente reina!'. 'Bênção, e glória, e sabedoria, e honra, e poder, e força, serão junto ao nosso Deus para sempre e sempre!' (Apocalipse 7:12).

[Editado por Syl Hunt IV, estudante na Northwest Nazarene College (Nampa, ID), com correções de George Lyons para Wesley Center for Applied Theology.]

Comentários
0 Comentários

Clique play para abrir o vídeo.